Blog Diamantina

Awesome Image

Cachoeira do Sentinela

Com águas cristalinas e uma bela cascata, ótima opção para um mergulho e banho relaxante, ao lado tem uma trilha de acesso na parte mais alta da cachoeira, é possível curtir mais algumas piscinas naturais com pequenas quedas d’água, além da vista lá de cima ser incrível.



A Cachoeira do Sentinela está localizada no Parque Estadual do Biribiri, a apenas 3 km do Diamantina Hostel você acessa a portaria do parque,  à partir de lá são 8 km em uma estrada de terra bem conservada e com bela paisagem,  a vegetação é composta por Cerrado, Campos Rupestres e Matas de Galeria, no Briri habitam várias espécies da fauna, algumas delas ameaçadas de extinção, como  a onça-parada (suçuarana) e o lobo-guará.



Situado a 3 km do Diamantina Hostel, o Parque Estadual do Biribiri se apresenta como um dos principais atrativos naturais de Diamantina, destacando-se por suas diversas cachoeiras e inúmeras inscrições Rupestres.



Na área do parque está localizado um Patrimônio Histórico: A vila de Biribiri, que foi sede de uma das primeiras comunidades fabris do estado de Minas Gerais, Criada pelo bispo Dom João Antônio dos Santos.



A igreja e as casas que serviam de residência para os operários da fábrica se encontram conservadas, sendo a vila um importante conjunto arquitetônico tombado pelo IEPHA – Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais. 



A cachoeira fica localizada em uma área muito bonita com diversas formações rochosas, como uma arquibancada, são entremeadas de vegetação com campos rupestres. As águas cristalinas são formas em sequência de quedas que proporcionam banhos relaxantes, porém para mergulhos em especial com crianças é preciso cuidado redobrado justamente por causa das pedras.



O passeio é muito agradável e a vista também mas é indispensável tomar algumas precauções já que a cachoeira do Sentinela não oferece uma infraestrutura turística como banheiros ou bares, o mais próximo está no Povoado de Biribiri mas ainda assim o passeio vale a pena para aproveitar melhor anote algumas dicas:



- Se for passar o dia faça uma cesta com alimentos e frutas



- Bastante liquido para evitar desidratação



- Diamantina é um lugar quente e a cachoeira do Sentinela não possui áreas com sombras e nem árvores, leve guarda sol e protetor solar.



Após a visita é fundamental recolher todo o lixo e levar para os coletores disponíveis por toda a cidade.



Atividades: Caminhadas, Visitação as Cachoeiras e a Vila e seu Restaurante. Infome-se na Secretaria Municipal de Turismo sobre os passeios programados.


Comments (0)

Leave A Comment