Blog Diamantina

Awesome Image

Turismo - Vila do Biribiri

A apenas 13 quilômetros do Centro de Diamantina está a entrada do Parque Estadual do Biribiri, que está inserido da Serra do Espinhaço. O parque foi criado em 1998 e é administrado pelo Instituto Estadual de Florestas – IEF.



O parque tem uma área de quase 17 mil hectares, com vegetação composta por cerrado, mata galeria e campos rupestres. Como representantes da fauna, temos o lobo guará, a onça parda e o carcará.



Lugar belíssimo com uma ampla reserva de mata nativa e cachoeiras com uma visão de perder o folego.



Como chegar e o que você vai encontrar



A estrada é de terra, mas muito boa e dá para ir tranquilo, mesmo com carro de passeio. O caminho principal é todo sinalizado. Para se chegar à portaria do Parque, você pode perguntar na cidade ou olhar no Google Maps. Siga as placas do Parque Estadual do Biribiri que não tem erro. Para você ter uma noção da distância, veja este mapinha, onde estão marcados a Igreja Matriz, a portaria do Parque e a Vila do Biribiri. Da Igreja Matriz da cidade à Vila são cerca de 15 km.



A Vila de Biribiri



Em 1876, o Bispo de Diamantina, Dom João Antônio dos Santos, criou no interior do Parque uma fábrica de tecidos. A Estamparia SA foi uma das primeiras e mais importantes fábricas têxteis do Estado.

A pequena vila onde moravam os trabalhadores da fábrica fica no meio de um vale (Vila do Biribiri em Tupy Guarani significa Buraco). Além das casas dos operários, havia também um armazém, uma escola e uma igreja, que hoje está em processo de restauração. O sino da igreja foi fundido na própria fábrica de tecidos e o seu relógio foi doado pela Família Real portuguesa. 



O rio Biribiri, que corta o parque, moveu as turbinas da usina hidroelétrica que gerava eletricidade para a fábrica e para a vila.



A fábrica chegou a ter 1200 operários. Encerrou suas atividades em 1976, esvaziando a vila que ficou conhecida como “cidade fantasma”. Após isso, foi cenário de obras como a novela Chica da Silva. Atualmente, a Estamparia SA ainda é a proprietária da vila, cujas casas podem ser alugadas por turistas.



A Vila do Biribi está à apenas 2Km do Diamantina Hostel, a menos de 5 minutos de carro, com fácil acesso para bicicletas e para Tracking. Muitos passeios e atividades são oferecidos por guias turísticos locais e agências.


Comments (0)

Leave A Comment