Blog Diamantina

Awesome Image

Turismo Diamantina. O que fazer em Diamantina MG?

Se pretende viajar para Diamantina ou mesmo para quem vive na cidade existe muitas opções para serem exploradas, atrativos naturais, pontos turísticos, muita cultura e roteiros que valem a pena conhecer.



O município começou a ser construído em 1702 e era conhecido como Arraial do Tijuco. Algum tempo depois devido a grande quantidade de diamantes encontrados na região passou a ser chamada da Diamantina.



Por possuir uma grande preservação de mata nativa, sabores e tradição, em 1999 a cidade foi tombada como patrimônio cultural da humanidade pela Unesco. A cidade recebe cerca de 3 milhões de turistas por ano e a Estrada Real é considerada uma das maiores rotas turísticas do Brasil



Estrada Real



O percurso foi aberto oficialmente na época do Brasil Colônia, o caminho passa por aproximadamente 190 cidades, pequenos vilarejos, rios, pontes, serras e montanhas, mais de 1500 km até chegar no porto da cidade do Rio de Janeiro.



Até o século XVIII todo esse percurso era feito a cavalo, caminhada ou charretes. A Estrada foi construída devido uma ordem do Rei de Portugal com o objetivo de controlar a entrada e saída de produtos. A Estrada teve um papel importantíssimo no desenvolvimento político, socioeconômico e cultural do País.



Além de muito procurada como destino para o Carnaval é muito conhecidada pelas Serestas e Vesperatas. Diamantina é uma excelente opção entre os meses de abril a outubro (o período de chuvas ocorre entre novembro e março).



Conhecer a cidade e os principais pontos turísticos não é necessário carro ou qualquer outro meio de transporte, opte por calçados confortáveis e comece seu tour.



Museu do Diamante



A antiga residência do Padre Rolim hoje abriga o museu do Diamante que conta com um acervo composto com mais de 1600 objetos antigos dos séculos XVIII até XIX o passeio é ideal para conhecer toda a parte cultural e passado histórico da cidade.



Igreja Nossa Senhora do Carmo



Considerada uma das obras primas da arquitetura de Diamantina, de tão requintada levou 20 anos para ficar pronta.



Passadiço da Glória ou Casa da Glória



Provavelmente uma das construções mais antigas da cidade (entre 1750 e 1800). No século XIX a construção pertencia a Coroa Portuguesa e intendentes dos Diamantes, posteriormente residência de Dona Josefa Maria da Glória. Atualmente a casa abriga um instituto de apoio a Geologia.



Casa Museu Chica da Silva



Chica da Silva foi uma revolucionaria, aos 18 anos a escrava virou Rainha ao se casar com o português João Fernandes de Oliveira um dos homens mais ricos das Américas.



Mercado Municipal



Geralmente são realizados espetáculos de música ao vivo além de artesanato e comidas típicas, fica localizado no histórico Largo da Cavalhada atual Praça Barão de Guaicuí.



Onde se hospedar



A cidade conta com belíssimas pousadas em estilo colonial além de Hostels. Tem muita coisa interessante para fazer em Diamantina, aproveite bem a viagem.


Comments (1)

Awesome Image

Paulo

  Mar 14, 2018

Diamantina é uma cidade incrível.

Leave A Comment