Blog Diamantina

Awesome Image

Vesperata - Espetáculo Musical em Diamantina

A famosa Vesperata de Diamantina é um evento em que os músicos se apresentam à noite, ao ar livre, das janelas e sacadas de velhos casarões, enquanto o público assiste das ruas.



Confira a programação das Vesperatas em 2018:



Abril Dias 09 e 30



Maio Dias 14 e 21



Junho Dias 04, 18 e 25



Julho Dias 09, 16 e 30



Agosto Dias 06 e 20



Setembro Dias 17 e 24



Outubro Dias 08 e 22



A Vesperata é um dos eventos mais tradicionais da cidade de Diamantina, acontece duas vezes no meses de Abril a Outubro. Músicos de várias idades e bandas se apresentam nas sacadas dos casarões seculares, no repertório sob a regência de um Maestro estão presentes músicas do cancioneiro popular.



O Roteiro



A noite de sexta é dedicada aos seresteiros que percorrem a cidade a pé e podem ser acompanhados pelos turistas nas ruas do Centro Histórico. Já no Mercado Velho os turistas podem aproveitar os pratos típicos da região e outros músicos se apresentam.



No sábado os turistas se dedicam a conhecer a cidade, são muitas igrejas, curiosidades e museus. No final da manhã novamente o Mercado Velho conta com música ao vivo e venda de produtos típicos e artesanato.



Na Rua da Quitanda, a partir das 19 hs, já começa a movimentação para a Vesperata, tem reservas de mesas e os turistas começam a fazer pedidos de comida e bebidas para acompanhar melhor o evento. Mesas devem ser compradas com antecedência assim como os ingressos.



Qual a Origem da Vesperata?



Tudo começou no Século XIX após o Maestro João Batista Macedo ter a ideia de reorganizar a maneira como as bandas de músicas tocavam pela cidade, nos espaços abertos, o destaque era dado aos artistas solos que se apresentavam nas sacadas das casas coloniais.



O nome tem sua origem também no século XIX quando artistas se apresentavam nas sacadas almejando a notoriedade de quem passava e Vesperata porque os artistas sempre se apresentavam na véspera (parte da Liturgia das Horas).



No ano de 2010, o evento recebeu uma homenagem do Governo Federal com um troféu intitulado Roteiros do Brasil um reconhecimento pela promoção da sustentabilidade cultural, estimulo ao turismo, comércio local e economia.



E em 2016 devido a Lei 22.456, a Vesperata de Diamantina foi declarada como Patrimônio Cultural do Estado de Minas Gerais devido a contribuição e preservação da musicalidade do Estado e manutenção das bandas de música da região.


Comments (0)

Leave A Comment