Blog Diamantina

Awesome Image

Vesperata - Espetáculo Musical em Diamantina

A famosa Vesperata de Diamantina é um evento em que os músicos se apresentam à noite, ao ar livre, das janelas e sacadas de velhos casarões, enquanto o público assiste das ruas.



Confira a programação das Vesperatas em 2018:



Abril Dias 09 e 30



Maio Dias 14 e 21



Junho Dias 04, 18 e 25



Julho Dias 09, 16 e 30



Agosto Dias 06 e 20



Setembro Dias 17 e 24



Outubro Dias 08 e 22



A Vesperata é um dos eventos mais tradicionais da cidade de Diamantina, acontece duas vezes no meses de Abril a Outubro. Músicos de várias idades e bandas se apresentam nas sacadas dos casarões seculares, no repertório sob a regência de um Maestro estão presentes músicas do cancioneiro popular.



O Roteiro



A noite de sexta é dedicada aos seresteiros que percorrem a cidade a pé e podem ser acompanhados pelos turistas nas ruas do Centro Histórico. Já no Mercado Velho os turistas podem aproveitar os pratos típicos da região e outros músicos se apresentam.



No sábado os turistas se dedicam a conhecer a cidade, são muitas igrejas, curiosidades e museus. No final da manhã novamente o Mercado Velho conta com música ao vivo e venda de produtos típicos e artesanato.



Na Rua da Quitanda, a partir das 19 hs, já começa a movimentação para a Vesperata, tem reservas de mesas e os turistas começam a fazer pedidos de comida e bebidas para acompanhar melhor o evento. Mesas devem ser compradas com antecedência assim como os ingressos.



Qual a Origem da Vesperata?



Tudo começou no Século XIX após o Maestro João Batista Macedo ter a ideia de reorganizar a maneira como as bandas de músicas tocavam pela cidade, nos espaços abertos, o destaque era dado aos artistas solos que se apresentavam nas sacadas das casas coloniais.



O nome tem sua origem também no século XIX quando artistas se apresentavam nas sacadas almejando a notoriedade de quem passava e Vesperata porque os artistas sempre se apresentavam na véspera (parte da Liturgia das Horas).



No ano de 2010, o evento recebeu uma homenagem do Governo Federal com um troféu intitulado Roteiros do Brasil um reconhecimento pela promoção da sustentabilidade cultural, estimulo ao turismo, comércio local e economia.



E em 2016 devido a Lei 22.456, a Vesperata de Diamantina foi declarada como Patrimônio Cultural do Estado de Minas Gerais devido a contribuição e preservação da musicalidade do Estado e manutenção das bandas de música da região.


Comments (11)

Awesome Image

sneoXCJwZEqrS

  Jan 04, 2020

cUPOjnVXyzdoN

Awesome Image

pPYZjyVTNBMhS

  Jan 04, 2020

ZznKTVdouYl

Awesome Image

SCLvsPZDFhzMbwon

  Nov 12, 2019

SuUQViNeCDW

Awesome Image

koRuvyrXPjaSAnK

  Nov 12, 2019

nmMjbscpBS

Awesome Image

ulemayabexan

  Aug 03, 2019

http://mewkid.net/order-amoxicillin/ - Amoxicillin 500 Mg Buy Amoxicillin Online</a> bhr.rpkj.diamantinahostel.com.br.ddy.ja http://mewkid.net/order-amoxicillin/

Awesome Image

luizhenrique_vendas364@bol.com.br

  Nov 18, 2018

Bom dia!
Diamantinahostel
Meu nome é Valdir Eustãquio. Trabalhamos com compra e venda de imóveis, construção de casas, projeto e implantação de sistema de energia fotovoltaica para reduçao da conta de energia elétrica da Cemig em até 90%. - Ligue e faça contato.

Cordialmente
Valdir Eustáquio
(31)3542-1780 - 31.98511.8000
https://www.portaldenovalimaimoveis.com.br/

Associe-se também ao Supermercado Online Crescer Livre
http://www.fazercomprasonline.com.br/

Leave A Comment